Seu Blog está com aviso de Malwares? Descubra como limpar e se prevenir

terça-feira, 2 de novembro de 2010
Se ao acessar as páginas de seu blog, algum aviso semelhante a esses aparece, há um problema grave em seu blog que precisa ser solucionado urgentemente.



Como se livrar da infecção em seu Blog?

Se o seu blog acusa a infecção, a hospedagem de um “malware”, só há um lugar para ele estar presente: o código-fonte de seu blog. Ou seja, a infecção está em meio ao código da estrutura de layout de seu blog.



Passo 1

A primeira coisa a fazer é verificar todos os plugins e gadgets/widgets (elementos de página) instalados e em funcionamento em seu blog.



É possível que algo que você tenha adicionado recentemente, como um trecho de código HTML, esteja carregando a infecção ou apontando para ela. Então retire de seu blog tudo o que foi mais recentemente adicionado.



Aos poucos, retirando esses códigos de gadgets, por exemplo, você identificará o problema e o eliminará.



Passo 2

Outro passo é localizar onde as imagens de seu layout e de seus posts estão hospedadas. Alguns links de imagens podem estar apontando para serviços de hospedagem de imagens que não são seguros.



Abra o código-fonte de seu blog é procure pelo endereço, palavra ou trecho que o aviso do Google (aquele que comecei ilustrando esse post) indicou. É bem provável que você encontre alguma referência àquilo.



Se localizar algum desses endereços, então elimine esse trecho (faça um backup de seu blog antes), certificando-se de que não era algo muito importante.



Passo 3

Se você não sabe como procurar e se os passos anteriores não derem certo, o mais prático e simples e instalar um layout mais simples e básico em seu blog temporariamente. Eliminar todos os plugins e gadgets e voltar seu blog para uma estrutura bem básica, como se estivesse começando agora.



Abra o seu blog e veja se a mensagem e aviso sumiram e pararam de aparecer. Se positivo, então volte reinstalando a estrutura de seu blog, passo a passo e sempre verificando se o aviso de “malware” não reaparecerá.

0 comentários:

Postar um comentário